Educação Infantil

O sentimento de pertencer a um grupo, de ser uma pessoa importante e querida e a percepção crescente da capacidade de aprender são aspectos fundamentais da formação de nossos pequenos alunos. Nesse sentido, a primeira etapa da vida escolar das crianças na escola visa formar estreitos vínculos com professores e funcionários e com todas as situações de aprendizagem no dia-a-dia.

Em um clima de afeto e confiança, as crianças adquirem segurança em suas próprias capacidades expressivas, vivenciando múltiplas oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e do prazer pelo conhecimento e a cultura.

Na Educação Infantil e 1º ano, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e frequência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar dos alunos na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação.

Nessa primeira etapa, ser autônomo está relacionado à capacidade de assumir pequenas responsabilidades considerando as necessidades pessoais e do outro, dentro de regras e limites valorizados para uma convivência saudável.

Os alunos cuidam dos próprios pertences, dos materiais de uso comum, consideram as colocações do outro colega ou adulto e reconhecem a potencialidade do diálogo como forma de expor seu ponto de vista e compreender as diferentes situações.

Criar espaços reais de participação da criança valoriza suas possibilidades, ao mesmo tempo em que a insere de verdade na vida da escola. Assim, conhecer os funcionários que mantêm a sala limpa, os que cuidam dos jardins, são situações que fazem parte do trabalho educacional desenvolvido no Colégio.

Além de propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil e o 1º ano destacam a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar.
Rua Madre Cabrini, 36 - 04020-000 - Vila Mariana - São Paulo/SP | Tel.: 11 5904-1150